EXTRAÇÃO DOS DENTES DO SISO

 

 

A palavra siso refere-se aos terceiros molares, que são normalmente os últimos dentes a se desenvolverem, localizando-se no fundo da sua boca.

 

O desenvolvimento completo ocorre entre os 15 e 20 anos de idade, um período tradicionalmente associado com a maturidade. Por esta razão são chamados dentes do siso, que significa bom senso, juízo.

 

Por serem os últimos dentes a surgirem na boca, pode ocorrer falta de espaço na arcada dentária para uma adequada irrupção, gerando muitos problemas para a saúde bucal.

 

Quando isso ocorre dizemos que estes dentes estão impactados, ou seja, não vão nascer ou podem nascer desalinhados, gerando dor, infecção e alterações na mordida (oclusão).

 

Os sisos (ou terceiros molares), geralmente são os últimos dentes a erupcionar na cavidade Oral.

 

Em muitos casos, os pacientes acreditam que não tem estes dentes pois eles nunca apareceram na boca, cabe neste caso solicitar uma radiografia panorâmica para examinar a ausência dos mesmos ou impactação óssea.


Normalmente desenvolvem-se entre os 15 aos 25 anos e por não existir espaço nos maxilares, sua presença na boca causa diversos problemas.

 

1) Todo mundo precisa tirar os dentes do siso?

 

Somente pode-se responder essa pergunta após Individualemnte avaliar as Condições Clínicas e Radiográficas do Paciente em questão.

 

Lembrando que não é por que não os vemos na boca que eles não existes.

 

2 - Quando não é necessária a extração dos dentes do siso ?

 

Se o tamanho do Osso Mandibular, bem como,  a arcada dentária do paciente permitir a presença deste dente, quando eles nascem corretamente e por inteiro, sem prejudicar os dentes e extruturas anexas, pode-se optar por mantê-lo na Boca.

 

Controles Radiográficos Anuais devem ser solicitados aos pacientes que optam por mantê-los na Boca.

 

Neste caso existe dificuldade na higienização, devido ao posicionamento deles, havendo uma grande incidência de cáries e consequentemente dores levando muitas vezes a extração.

 

3 - Qual o melhor momento para extrair o dente do Siso ?

 

  • Dor

  • Cistos de Erupção causando Fraturas Mandibulares

  • Dente Incluso / Impactado causando Reabsorção do Molar adjacente

  • Pericoronarite

  • Cáries Extensas

  • Difícil Higienização / Mau Hálito

  • Apinhamento Dental dos Dentes vizinhos

  • Indicação Ortodontica

 

 

4 - Quais os riscos de extrair os dentes do siso ?

 

Todo procedimento cirúrgico está sujeito a riscos e sequelas, temporárias ou permanentes, porém raramente nos deparamos com estas situações.

 

Destaco que, desde que, o Profissional seja Especializado e haja um controle de higiene e esterilização correta do instrumental cirúrgico, a escolha da técnica mais moderna e pertinente ao caso, e colaboração do paciente, não costumam incidir sequelas.

 

Cabe salientar que os riscos da extração dos dentes do siso são baixos e geralmente transitórios.

 

Consulte o Dr. George Lamacchia para maiores Esclarecimentos

Veja abaixo algumas situações onde se deve extrair o dente do siso

CONTATE ME

© 2009 por George Lamacchia